sábado, agosto 05, 2006

Como "provocar" a aprendizagem?

A história mostra que professores ensinam conforme compreendem o processo de aprendizagem, ou seja, o entendimento que tenho como se faz a educação determinam quais serão os papéis que assumirei em sala. Por falta de compreender qual é o papel do professor, este tem sido o de repassadores de conteúdos, avaliando a capacidade de memorização e reprodução do aluno, nesta visão, o bom aluno é aquele que repete todas as informações dadas.
O trabalho com projetos de aprendizagem exige do professor a tarefa de mediador. Mas o que é ser Mediador? Resumidamente, poderíamos dizer que é favorecer a autonomia do aluno na escolha e envolvimento de atividades que lhe sejam significativas, que desafiem seus pensamentos. Como desafiar seus pensamentos? O ser humano, em especial as crianças, são curiosas por natureza, desafiar seus pensamentos seria questionar seu raciocínio, fazer perguntas que as levem a refletir, analisar, desestabilizar e discutir para formar um cidadão, para a autonomia, questionar para formar uma rede de conhecimentos, para aprovar ou desaprovar hipóteses, indo além das perguntas que buscam apenas a memória do aluno ou para dar notas. Essa metodologia exige do professor, saber observar, e buscar uma hipótese de trabalho, uma teoria para controlar, é preciso seguir as respostas, e levantar hipóteses sobre o que o outro está pensando. Estimular a aprendizagem por perguntas é instigar o aluno a buscar suas próprias respostas, a ser verdadeiro no que faz.