sexta-feira, agosto 11, 2006

Em Busca do Equilíbrio...

É certo que os extremismos nunca foram benéficos para a sociedade, e ser saudável é ser equilibrado. Encontrei na teoria de Carl Rogers uma fala parecida à proposta dos Projetos de Aprendizagem, " toda a nossa cultura procura insistentemente manter os jovens afastados do contato com os problemas reais". Será possível inverter essa tendência? ...Uma outra questão é a de saber se podemos permitir que o conhecimento se organize no e pelo indivíduo, em vez de ser organizado para o indivíduo. Sob esse aspecto, os professores e os educadores se alinham com os pais e com os dirigentes nacionais para insistirem que os alunos devem ser guiados...
A proposta de Carl Rogers é considerada romântica e idealista, ele concebe o ser humano como fundamentalmente bom e curioso, que, porém, precisa de ajuda para poder evoluir, a aprendizagem significativa vai além do acumulo de informações, ela gera modificações na pessoa que abrangem toda a sua existência.
As leituras e discussões continuam. O trabalho com Projetos de Aprendizagem representam mais uma alternativa de trabalho nas escolas.Como dizem Bea e Íris em seu texto: Conteúdos: Para quê? Por quê? "o professor pode e deve ter momentos em que favorece as questões dos alunos, problematiza o que trazem e momentos em que deve propiciar a sistematização e a formalização do que os alunos estão contruindo. O mais importante é estar preparado para saber operar nas duas formas e buscar o equilíbrio". Para ser construtivista, o professor terá que conhecer muito bem sua área de atuação, para intervir nos momentos certos, enriquecendo o conhecimento do aluno, favorecendo a autoria e o crescimento pessoal.

3 Comments:

Blogger Suely S. said...

Olá, Edilaine
Vejo que apresentas boas reflexões neste teu espaço. Quando falas de currículo, afirmas que o currículo é definido pelo conjunto de saberes produzidos na escola. Mas, será que currículo são só os saberes? Que currículo buscamos nos PAs? Vamos aprofundar esta discussão em nosso fórum? E quanto ao teu PA, como estão as interações, aprendizagens... o que tens descoberto? Nos conte e faça a reflexào sobre como é ser aluno em um PA. Bjs. Suely

6:51 PM  
Blogger Edilaine said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

2:16 PM  
Blogger Edilaine said...

Oi Suely, desculpe a demora... é que estive pensando mais sobre o assunto e resolvi escrever: acredito que o currículo que buscamos nos PAs vai além dos saberes produzidos nas diferentes disciplinas, ele está centrado nos assuntos de interesse do aluno e nos mecanismos sociais, afetivos ,nas iniciativas tomadas pelo aluno para superação do seu problema. Bjus, e até +.

2:17 PM  

Postar um comentário

<< Home