sexta-feira, novembro 10, 2006

Educação Especial

Olá...

No Proa 07 estamos estudando o uso das tecnologias junto aos alunos que apresentam necessidades especiais. E nesta semana estou participando de uma oficina cujo objetivo é estudar e propor soluções tecnológicas para alunos que apresentam Deficiência Física e Neuromotora. Descobrimos que para atender essa área, é preciso conhecer bem o caso, ou seja, conhecer a capacidade funcional do aluno, e a partir daí propor uso de próteses, e para os casos em que o aluno tem dificuldade na comunicação ( uso da fala e das mãos), propor softwares de comunicação alternativa.

O Microfênix é um sistema que facilita a comunicação do aluno que tem como recurso de comunicação algum resquício de fala , e pode ser encontrado no seguinte endereço:

http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/

Você pode encontrar maiores informações no blog do nosso grupo, no seguinte endereço:

http://neeticdf.blogspot.com

Abraços

2 Comments:

Blogger Edilaine said...

Oi Omar,
Essas pessoas com NEE, principalmente com deficiencia fisica ou neuromotora muitas vezes são consideradas deficientes mentais por sua dificuldade de comunicação, que bom que estão surgindo essas tecnologias. Quanto ao sistema, fiz alguns testes para conhecê-lo, achei muito bom por sua facilidade de uso e sua enorme importância. Parabéns ao criador do programa, Profº. Antonio Borges do NCE/UFRJ, que também é criador do Dosvox, um sistema para acesso ao computador por pessoas com deficiência visual.

2:43 PM  
Blogger Suely said...

Olá Edilaine... por onde andas? Sumidinha deste espaço... conte sobre as tuas aprendizagens, reflexões e negociações nas escolas... Bjs. Suely

11:46 AM  

Postar um comentário

<< Home